07/03/2024
Entenda a diferença entre um Produto Hipoalergênico e um Produto Antialérgico.
Por experiência própria, a Afeto Natural entende muito bem o desconforto e sofrimento que as alergias causam, tanto para os próprios bebês recém-nascidos e crianças alérgicas como também para as suas mães e cuidadores. (Conheça a história da Afeto Natural. Clique aqui).
‘Prevenir’ e ‘Tratar’ as crises alérgicas são palavras muito importantes e que se tornam parte do vocabulário do dia a dia das famílias que possuem um ou mais membros alérgicos ou altamente sensíveis.
Mas, ESTAS DUAS PALAVRAS NÃO SIGNIFICAM A MESMA COISA.
Elas possuem conceitos totalmente diferentes e as ações e os produtos necessários para cada situação também são diferentes.
Conheça alguns significados que se aplicam a cada uma delas:
Significado de PREVENIR: Impedir que aconteça, se antecipar a algo ruim, evitar um mal, ter cautela.
Significado de TRATAR: Curar, sanar, medicar, remediar.
Agora ficou fácil entender a diferença principal entre Produtos Hipoalergênicos e Produtos Antialérgicos:
HIPOALERGÊNICOS são PRODUTOS DO DIA A DIA formulados e desenvolvidos para PREVENIR o surgimento de crises alérgicas na pessoa.
A formulação e fabricação de um Produto Hipoalergênico reduz ao mínimo ou elimina totalmente a presença de ingredientes reconhecidos pelo seu potencial alérgico, utilizando em sua composição ingredientes sem histórico ou com mínima probabilidade de reações alérgicas.
Nos casos de Alimentos, a indústria deverá indicar de forma bem legível no rótulo a presença das substâncias alergênicas que o produto contém ou pode conter, em conformidade com a RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA da ANVISA – RDC Nº 26, DE 02 DE JULHO DE 2015.
Nos casos de Produtos de Higiene Pessoal e Cosméticos, os produtos que se utilizarem desta menção em sua rotulagem deverão apresentar obrigatoriamente, por ocasião do pedido de registro na GGCOS/Anvisa, testes clínicos de sensibilização cutânea e fotoalergia, de acordo com metodologia reconhecida, que atestem a baixa incidência de reações adversas de sensibilização e fotoalergia’, em conformidade com o PARECER TÉCNICO Nº 5 DA ANVISA, DE 28 DE SETEMBRO DE 2001.
ANTIALÉRGICOS são MEDICAMENTOS que servem para TRATAR as crises alérgicas quando elas surgem na pessoa.
Mesmo que muitos antialérgicos sejam vendidos nas farmácias sem a necessidade de receita, é altamente recomendado consultar um médico para obter um diagnóstico preciso, receber orientações personalizadas, evitar os riscos da automedicação e garantir um tratamento seguro e eficaz.