Atendimento

0

Região SUL E SUDESTE

frete grátis acima de R$149

Enviamos

para todo o Brasil

Pague com cartão

em até 04x s/ juros

Segurança

Loja oficial

11/10/2023

Hipoalergênico e os seus benefícios

Hipoalergênico e os seus benefícios

Os hipoalergênicos representam um tipo de produto projetado para reduzir as chances de uma reação alérgica, ou seja, são feitos com menos ingredientes que são conhecidos por causar alergias. Esses produtos podem ser benéficos para pessoas que têm alergias graves ou mais leves. Mas o termo é bastante debatido e controverso. Vamos tentar entender um pouco mais sobre esse tema.

O que é um produto hipoalergênico?

Existem muitos produtos no mercado que são anunciados como hipoalergênicos, mas o que isso realmente significa? 

O termo hipoalergênico é muito polêmico e fonte de grande debate entre fabricantes, consumidores, cientistas, dermatologistas e os setores dos governos que regulamentam o uso dessa expressão nas etiquetas dos produtos.

Pra tentar entender vamo ver como a Anvisa e a FDA (o órgão governamental dos EUA sobre esse assunto) tratam desse assunto?

Anvisa

Anvisa reconhece que o termo ‘hipoalergênico’ tem sua utilização internacionalmente reconhecida e que a ausência de algumas sustâncias com histórico de causar problemas em indivíduos são importantes para produtos cuja fórmula não inclua tais substâncias.

Para poder utilizarem o rótulo de hipoalergênico, as empresas devem seguir testes clínicos (…) com metodologia reconhecida“, podendo colocar nas embalagens dos produtos a seguinte afirmação: “Este produto foi formulado de maneira a minimizar possível surgimento de alergia”. 

FDA

FDA é agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos que trata do setor dos cosméticos. Para a FDA, o debate sobre os cosméticos hipoalergênicos possui forte apelo comercial, pois o uso do termo hipoalergênico nos rótulos das embalagens pelos fabricantes tem o objetivo de afirmarem que os seus produtos têm menos reações alérgicas do que outros produtos cosméticos. Existe um longo debate e ações no âmbito jurídico envolvendo várias empresas e Estados sobre o tema.

Nos EUA, os fabricantes de cosméticos rotulados como hipoalergênicos não são obrigados a apresentar comprovação (teste clinicos e metodologia aprovada). Assim podem anunciar seus cosméticos como hipoalergênicos’ ou fazer alegações semelhantes sem qualquer evidência. Isso reforça a posição de boa parte dos dermatologistas em não atestarem esses produtos.

Por outro lado, as empresas foram obrigadas a colocar os ingredientes no rótulo do produto: “os regulamentos da FDA agora exigem que os ingredientes usados em cosméticos sejam listados no rótulo do produto, para que os consumidores possam evitar substâncias que lhes causaram problemas”.

Você pode estar achando que não respondemos a pergunta o que é um produto hipoalergênico! Mais ou menos. Mas demos algumas pistas importantes para você.

Hipoalergênicos são produtos cuja fórmula não inclua substâncias com histórico de causar problemas alérgicos. Diminuindo a possibilidade de uma reação ou em alguns casos minimizando os efeitos, pela simples substituição dos produtos do alergênico pelo hipoalergênico.

Mas como saber se um produto é hipolergênico?

É o conjunto da formulação em si que define a hipoalergenicidade do produto que é comprovado pela análise feita no laboratório e enviado para aprovação da Anvisa. 

O processo de definição dos componentes é feito:

  • Atráves da seleção de ativos hipoalergênicos e essências hipoalergencias. Por exemplo: oléo de amendôa, óleo vegetal de coco, essência de camomila;
  • Pela exclusão de algumas substâncias conhecidamente alergênicas (sulfatos, parabenos, óleo mineral, fragrâncias alergênicas , corantes e entre outros.

Mas por que não é simples? Porque um pessoa pode ter, por exemplo alergia a Camomila. Isso torna esse essência natural, conhecida por combater a insônia, trazer a paz e tranquilidade, um componente alérgico, apesar de não ser o padrão para a maioria das pessoas.

 

Os benefícios de usar produtos hipoalergênicos

Existem muitos tipos diferentes de produtos disponíveis no mercado hoje, incluindo cosméticos, produtos para a pele e produtos de limpeza. Ao usar produtos hipoalergênicos, você pode ajudar a reduzir sua exposição a possíveis alérgenos e irritantes.

Há vários benefícios no uso de produtos “hipo”, incluindo a redução do risco de desenvolver uma alergia ou sensibilidade a um determinado produto. Além disso, os produtos hipoalergênicos também podem ajudar a reduzir a irritação e a inflamação da pele.

Se você sofre de alergias ou tem pele sensível, pode se beneficiar do uso de produtos hipoalergênicos, pois eles são projetados para minimizar o risco de reações alérgicas e irritação da pele.

Como viver uma vida saudável sem alergias

As nossas escolhas devem ser por aqueles que não possuem determinadas substâncias (sulfatos, parabenos, aminas e corantes, óleo mineral, fragrâncias alergênicas, alergênicas, entre outros), conhecidamente prejudiciais à saúde da pele e outras regiões do nosso corpo.

Cada corpo reage de forma diferente às substâncias que são expostas. Isso quer dizer que mesmo excluindo os produtos que possuem as substâncias nocivas indicadas anteriormente, é preciso descobrir como o seu corpo reage às outras substância que compõem o sabonete, o shampoo, o condicionador, etc.

Um estilo de vida saúdavel, com exercícios regularmente e uma boa alimentação, é um pré-requisito para uma vida mais longa e com saúde. Por último, não esqueça de consultar seu médico ou dermatologista.